Sobre o evento
A Associação Brasileira de Violistas (ABRAV), com apoio do Instituto de Artes da Unicamp e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, realizará o 49º Congresso Internacional de Viola em Campinas, Estado de São Paulo, Brasil, de 17 a 21 de julho de 2024. Este é o primeiro Congresso da IVS a ser realizado na América do Sul. Seu objetivo é levar apresentações, palestras, workshops e masterclasses de qualidade para Campinas, com artistas brasileiros e internacionais de 20 países, unidos em torno do tema: “Celebrando a fusão de Culturas: um mundo de música para viola”
O tema é inspirado na “fusion food”, estilo culinário que combina harmoniosamente ingredientes e técnicas de diferentes culturas, desenvolvendo pratos criativos e surpreendentes. Todo evento internacional é marcado pela troca e compartilhamento de conhecimento entre pessoas de diferentes países. A partir dessa interação transformadora, novos e importantes conhecimentos são produzidos. Uma das ideias para convidar artistas convidados internacionais, por exemplo, é que eles tenham ligação com o Brasil e a música brasileira.
15 Palestras
50 Recitais e concertos completos
22 Recitais Compartilhados
16 Recitais/Palestras
8 oficinas
5 Masterclasses
Temáticas
Temas discutidos
O tema do congresso pode ser abordado de diversas formas, seguindo um dos 7 eixos temáticos...
Atualizações
Novas contribuições para o repertório de viola
Memória
Compositores esquecidos ou de grupos pouco representados, música menos conhecida
Américas
Música do Brasil e da América Latina
Ensino
Novas estratégias no ensino da viola
Saúde
Questões relacionadas à saúde do violista
Música
Uso da viola em música popular e improvisação
Histórico
Performance histórica na viola
Música
Instrumentos e arcos
Música
Acessórios musicais
Música
Partituras
Onde será
Locais
Quase todas as atividades do evento acontecerão no charmoso campus da Unicamp, localizado no bairro de Barão Geraldo, cerca de 12 km de Campinas. Distando cerca de 100 km de São Paulo, Campinas é uma cidade animada com 1,2 milhão de habitantes.
O Instituto de Artes possui uma sala de concertos com 180 lugares e o Departamento de Música possui 3 grandes salas de aula que podem acomodar de 60 a 80 pessoas para recitais, palestras e masterclasses. Existem também muitas salas para práticas individuais e em grupo.
Além disso, do lado de fora do prédio principal existe um Teatro Arena recém-construído, rodeado de belas árvores e natureza que comporá um excelente cenário para o Congresso.
Sala Watari
Para o concerto de gala estabelecemos uma parceria com a “Sala Watari”, um espaço único dedicado à música de câmara, rodeado de jardins com flores e árvores de diferentes partes do mundo. Os artistas que se apresentarão nesta ocasião especial são a violista Tatjana Mead Chamis (Pittsburgh Symphony e Carnegie Melon University, EUA) e o pianista/compositor André Mehmari, um dos principais músicos criativos e performáticos do Brasil.
Detalhes da Programação
Atividades
Os 66 artistas que tiveram propostas aceitas, juntamente com os 5 artistas convidados, compõem um rico painel do que se faz no “mundo da viola”. Orgulhamo-nos de ter representantes dos 5 continentes e de 20 países diferentes “celebrando a fusão de culturas”.
África do Sul
Áustria
Brasil
Canadá
Chile
China
Espanha
EUA
Finlândia
França
Holanda
Inglaterra
Islândia
Itália
México
Noruega
Nova Zelândia
Polônia
Portugal
Turquia
Durante os cinco dias do Congresso teremos as seguintes atividades:
15
Palestras
23
Recitais e concertos
completos
22
Recitais Compartilhados
16
Recitais/Palestras
8
Oficinas
5
Masterclasses
Exposição de instrumentos
e arcos de 8 autores
diferentes
Exibição de partituras
e partes musicais